Nov 25 2008

O boicote ao blogcampba

Published by BlogcampBA at 5:22 pm under pós evento

Em tempo: Antes de mais nada, onde você ver blogcampBA leia Blogueiros Baianos, é que depois de fazer o texto recebemos o apoio de blogueiros que não faziam parte da comissão organizadora do blogcampBA mas que se sensibilizaram com o boicote do BlogCampBR.

Quando estavamos tentando divulgar nosso evento no site que reune as informações sobre todas as edições nacionais do blogcamp - http://www.blogcamp.com.br a impressão que ficou foi de má vontade por parte do dono do blogcampbr. Antes de desenvolver o hotsite do BlogCampBA procuramos o pessoal do BlogCampBR para saber se era possível a criação de um subdominio do blogcamp.com.br para divulgar as informações, ficha de inscrição e tudo mais do nosso evento.

Com o subdominio seguiriamos o modelo utilizado pela equipe do BlogCamp-CE que como podem ver no link criaram um subdominio para construir seu hotsite. Nossa solicitação foi negada com a justificativa de que o BlogCamp-CE testou tal modelo de divulgação e não foi aprovada.

Ok, tudo tranquilo, então vamos registrar um dominio e construir nosso site, ultrapassamos a primeira tentativa de boicote.

Depois de construir nosso hotsite percebemos que era necessário e importante publicar algumas informações sobre o evento lá no site oficial dos blogcamp brasileiros, até por questão de registro histórico e evitar perguntas como a que a Isolda Cavalcanti fez: “por que lá na coluna nordeste só aparece o [blogcamp] de Ceará e Sergipe? Ou a Bahia deixou de ser Nordeste e virou estado tão independente que está sem região, daí os caras do blogcamp não sabiam onde colocar?”

Depois de muito esperar a resposta informaram para gente que deveriamos enviar alguns dados de um dos membros da comissão organizadora para que este fosse cadastrado como usuário do sistema do BlogCampBR para escrever por lá e atualizar o site com as informações do BlogCampBA. Enviamos tais informações e durante muito tempo cobramos a bendita senha de acesso.

Bem depois, lá perto do evento acontecer, recebemos a resposta de que não iriam nos passar a senha porque a gente tinha criado uma página especifica para o evento.

Pelo amor de Deus, é pecado tentar deixar as coisas organizadas? Criamos a página para poder fazer uma ficha de inscrição decente, contabilizar as inscrições para evitar o que aconteceu no BlogCampSP (inscreveram muito mais do que o local comportava) e divulgar outras informações mas, lógico, nossa página nunca teria o mesmo alcance que a página do BlogCampBR e até onde entendemos o blogcamp.com.br deveria representar todas as edições do Brasil.

Certo, aceitamos o boicote e continuamos com a organização do evento pois não seria um povo mesquinho e egoísta, que finge estar defendendo os interesses de toda a blogosfera quando no fundo defendem interesses pessoais, que iriam atrapalhar o sucesso do BlogCampBA.

Um dia antes do evento a gente viu o Alexandre Sena pedindo, via >a href=”http://twitter.com/alexandresena/status/1014719005″>twitter, para que o blogcampbr fosse atualizado com informações sobre o BlogCampBA, não sei se ele recebeu resposta.

Agora vem querer pagar de Santinho e inocente>

Felizmente a galera da Bahia já está acostumada a enfrentar dificuldades e ainda assim lutar para fazer o melhor. Com todas as adversidades e sem nenhum apoio do BlogCampBR seguimos em frente e o evento aconteceu. Como era de se esperar, depois do BlogcampBA começaram a rolar as “piadas” (só podemos considerar como piada as justificativas para o boicote).

@alexandresena em tempo: tb edito o blogcamp.com.br. agora, sinto muito, mas não tenho tempo sobrando pra correr atrás do interesse alheio.

Parece até que alguém aqui ganhou algo com o evento, quem bem questionou foi o @josevitor:

@lumonte Essa eu nao intendi.A realizacao de um blogcamp nao eh de interesse de toda blogosfera??? ou rolou “muito ganho pessoal” neste?

Pelo menos deveria @josevitor, mas parece que o blogcamp.com.br pertecence a uma pessoa e não à blogosfera.

Depois tentaram dizer que não solicitamos a divulgação:

@alexandresena primeiro pergunta pros administradores se alguém da organização do #blogcampba os procurou pra divulgar o evento no blog.

Não só uma, duas ou três vezes… foram diversas vezes, a resposta que veio foi que não iriam permitir pois criamos um site próprio. Agora aqui fico em dúvida, a equipe do blogcamp.com.br não está alinhada e nossas solicitações não foram compartilhadas ou a tática é se fazer de santinho inocente: “Eu não sabia de nada!”

Vejam o e-mail abaixo enviado pelo Manoel Neto à organização do BlogcampBa, quando questionado sobre o acesso ao BlogCampBR

[update]

Demorou um pouco mas de acordo com o pedido de alguns e para esclarecer de vez as dúvidas com relação a solicitação de divulgação abaixo seguem os prints da troca de e-mail.

Antes do dia 29 de setembro solicitamos informações sobre como proceder para publicar informações no site do blogcamp.com.br, no dia 29 de setembro recebemos a resposta como podem ver no primeiro print e no dia 3 de outubro enviamos a resposta com os dados solicitados como consta no segundo print.

[/update]

@alexandresena vc era organizador? não sabia. ademais, uma coisa é falar “divulga aí”, a outra é mandar release bonitinho, p. ex.

Distribuimos release para Deus e o mundo, divulgamos no blog oficial do evento e se não mandamos por e-mail para os donos do blogcampBR foi porque na oportunidade já tinham deixado claro a falta de interesse em divulgar nosso evento lá no site.

Confiram aqui o release e se rolar interesse naveguem aqui no site e vão perceber que diversos veículos noticiaram o blogcampBA, não fizemos algo oculto, não cabe a justificativa de que “eu não sabia…”. Se o Jornal A Tarde, Correio da Bahia, o Portal IG e outros veiculos não tiveram dificuldade alguma para publicar porque o site oficial dos blogcamp’s teria?

É lamentavel saber que o site que deveria nos representar esta nas mãos de pessoas que defendem interesses pessoais. E se a questão foi birrinha, então agrava mais ainda a situação, pois até por motivos éticos a equipe do blogcampBR não deveria permitir que picuinhas atrapalhem o movimento da blogosfera.

A pergunta que o Yuri fez no twitter reflete bem o sentimento geral da equipe do blogcampba, e todos vocês, blogueiros, deveriam estar se fazendo agora: depois do boicote do #blogcampbr ao #blogcampba será que realmente eles representam os blogcampes?

Assinado por:

Leo Baiano
Lore Almeida
Eduardo Pelosi
Magno Lima
Nadja Pereira
Bartira Barbosa
Eduardo Sale
Dani Vidal
Leow
Ernesto Belote
Caio
Jorge Martins
Yuri Almeida

35 Responses to “O boicote ao blogcampba”

  1. Jorge Martinson 25 Nov 2008 at 5:41 pm

    Como disse ao Leo no twitter: não assinei o texto, mas concordo plenamente e sinto minha opinião representada pelo texto

  2. Leonardo Araujoon 25 Nov 2008 at 6:06 pm

    Tenho acompanhado os emails e a indignação de vocês, principalmente do xará Léo, mas realmente não concordo com o termo boicote. E nem adianta vir dizer que sou ingênuo ou que apoio-concordo-simpatizo com os blogueiros estrelas do eixo de lá, de forma alguma. Conheço as dificuldades do nosso mercado, sou publicitário, já realizei uns eventos por aqui e sei o quanto é difícil.

    Não consigo é absorver a idéia de que eles sejam 100% culpados por não ter divulgado o BlogcampBA na home deles. Claro que eles sabiam (o evento rolou solto no Twitter) e podiam ter, ao menos, dado um link para cá (ao estilo Blog do Papai Noel mesmo), mas acho que houve alguma falha também no contato da equipe de cá para lá.

    O nome/marca BlogCamp foi usado e, se eles quisessem boicotar mesmo, podiam até ter partido para reclamar disso de alguma forma, por isso também não acho que houve boicote, acho que o que houve foi uma falha de comunicação entre as partes, coisa factível de acontecer com qualquer um, em qualquer lugar. É o que eu acho, não é o que vocês precisam achar.

  3. Rafael Arcanjoon 25 Nov 2008 at 6:17 pm

    Eu concordo com o Leonardo Araujo. Leo, Você falar boicote é, digamos, forte.

    Faz o seguinte: dá um print nos emails enviados aí pra ficar mais claro o que foi conversado, a data e tudo mais. Assim fica mais claro pra todo mundo.

    E você está colocando as coisas como se fosse culpa da Lu Monte, o que creio que não ocorreu.

    Acho que os emails seriam esclarecedores pra todo mundo.

  4. Rafael Arcanjoon 25 Nov 2008 at 6:26 pm

    Ah, e outra coisa: Cuidado com as generalizações. Será que esta é a opinião de TODOS OS BLOGUEIROS BAIANOS, como você falou ???? TODOS mesmo ????

    Duvido, hein.

    No mais, parabéns pelo evento. Eu sei bem o que é complicado isto. Na época que ajudei a organizar o BlogcampMG no ano passado foi pauleira. Tem que ter muita força de vontade. Agora, extravasar a raiva em outras coisas assim acho que não é a melhor coisa a fazer por agora. A não ser que se tenha provas, fica parecendo discurso: “Baiano é coitadinho, viemos dos escravos, baiano sempre é boicotado, o brasil não gosta da Bahia”. Acho que o povo baiano é muito maior que isto.

    Meus dois cents.

  5. Lu Monteon 25 Nov 2008 at 6:29 pm

    Faltou, pelo visto, informação à organização do BlogCampBA. Ou faltou organização, mesmo.

    O site BlogCampBR tem vários editores e alguns administradores. Eu faço parte da equipe do site. Em momento algum fui procurada por alguém da organização. Ninguém me mandou release, ninguém passou briefing, nada.

    Quanto às ironias durante o texto, cabe responder apenas que o BlogCamp não tem dono. Tem, no máximo, organizadores.

    “Santinha” e “inocente” certamente são adjetivos que nunca me couberam. Agora, desorganização e cinismo, pelo visto, são substantivos condizentes. Pra não falar em má-fé. Porque só sendo muito ingênua pra pensar que essa organização não procurou justamente criar um clima que possibilitasse esse arzinho de “coitadinhos de nós, fomos boicotados”.

    Em tempo: não falo pelos demais membros do site BlogCampBR. E certamente não falo pro essa tal blogosfera que algumas pessoas insistem em forjar como massa única, pessoa jurídica ou seja lá o que for.

  6. Lu Monteon 25 Nov 2008 at 6:30 pm

    Digo “substantivos condizentes aos organizadores do BlogCampBA”. Enviar texto sem ler dá nisso.

  7. Lore Almeidaon 25 Nov 2008 at 6:31 pm

    Reforço o que disse no email do grupo! A gente não pode assumir o papel dos conformados, dos marginalizados, dos compreensivos e dos submissos. E me desculpe Leo Araújo, não acredito em falha de comunicação. Acredito em descaso e pior, acredito que o sentimento que está no ar entre eles é de que a gente vai ter esta mesma postura “passiva” e que no final de tudo assumiremos a culpa e pediremos que pelo amor de Deus, nos perdoe para sermos aceitos!!!
    Não precisamos de aceitação de ninguém!!!! E muito menos com base em desdém, fingimento e prepotência!!!
    Sinceramente…

    Reintero o orgulho e a satisfação de ter sido expectadora do trabalho magnífico desses meus colegas em que tive tanto orgulho!!!!
    Isso é trabalho de baiano, de arretado, que não tem medo de boca torta, nem de birra e nem de passar por uma orla maravilhosa de baixo de sol quente pra ir trabalhar… Isso é trabalho de gente que brilha de qualquer jeito, de qualquer forma, em qualquer lugar… Isso é coisa de blogueiro que além de tudo isso, é inteligente, perspicaz, talentoso e acima de tudo CAPAZ!!!

    Bom, pediremos desculpa sim:
    Desculpa pelo ofuscar de nosso brilho!!!

  8. BlogcampBAon 25 Nov 2008 at 6:32 pm

    Rafael, queme screve aqui é o Leo Baiano.

    Já colocamos o print de um dos e-mails e estamos em busca de outros mais esclarecedores, o lance é que o contato era da Dani Vidal com o carinha lá e ela repassava para o grupo, então fica complicado encontrar lá no meio de todas as conversas do grupo. Aos poucos vamos colocando aqui.

    Sobre parecer que foi culpa da Lu Monte… ela só foi citada porque fez declarações via twitter, esta ai a resposta, não acho que foi culpa dela afinal nem me lembro se em algum momento ela foi procurada pra algo.

  9. Leonardo Araujoon 25 Nov 2008 at 6:39 pm

    Lore, de forma alguma somos coitadinhos e concordo contigo quando você diz: “Não precisamos de aceitação de ninguém!!!!”. Se realmente não precisamos, não deveríamos estar nem mesmo discutindo se houve ou não boicote, pois isso não interessaria. Em tempo, continuo crendo na falha de comunicação entre as partes e não em boicote.
    Rafael Arcanjo, sou baiano, blogueiro e não concordo com o termo usado pelo xará Léo Baiano para tratar do assunto. Logo, isso não reflete a opinião de todos os blogueiros baianos.

  10. BlogcampBAon 25 Nov 2008 at 6:44 pm

    @Lu Monte, quem responde é Leo Baiano.

    Procuramos um dos 3 que iniciaram o blogcamp aqui no Brasil, se ele não tinha tempo ou vontade poderia ter repassado a missão para um dos administradores, onde é que faltou organização?

    Quem veio ao evento sabe que não somos nem um pouco “coitadinhos” nem tentamos fazer parecer, nem iriamos comentar o assunto não fosse o papo de ontem no twitter, não podemos é deixar parecer que foi o desleixo ou falta de organização da nossa parte que impossibilitou a divulgação do blogcampBA.

  11. Belon 25 Nov 2008 at 6:47 pm

    Eu não fui ao BlogCamp BA não por falta de vontade, mas por motivos alheios a ela. Mas me einscrevi com antecedência, divulguei o evento no meu blog pessoal e no blog da minha empresa (www.ilheusconsultic.wordpress.com) e acompanhei quietinha via twitter e postagens daqui.

    Sou solidária a vocês, que tiveram esse tipo de resposta (ou não-resposta) do pessoal do blogcamBR, mas não acho que precisamos ir pela linha da generalização, “baiano é, baiano pensa, baiano quer” seja lá o que for. Foi uma situação isolada, (espero), onde quem pisou na bola deveria assumir e pronto. Partirmos para outras conquistas. Eu não me considero coitadinha, ainda mais por morar no interior e não na capital… não fui porque não pude, fiquei frustrada mas espero outras oportunidades.
    Tomara que elas não demorem.

    Um abraço ao grupo todo.

  12. Alexandre Senaon 25 Nov 2008 at 6:59 pm

    Resumindo: o boicote (ou “falha de comunicação”, segundo o Leonardo Araújo) tem origem em uma desavença pessoal entre o Manoel Netto e o Leo Baiano, dois soteropolitanos que não se bicam. Uma pena que toda a blogosfera brasileira pague o pato por isso.

    Lu Monte, suas explicações não justificam a omissão descarada do blogcamp.com.br em relação ao Blog Camp Bahia. O evento foi bem divulgado entre outros blogs, no meu podcast e no do Macari, e também no Twitter.

    É nessas horas que eu (infelizmente) tenho que ser corporativista: um bom jornalista comandando esse blogcamp.com.br não esperaria releases, correria atrás das informações.

  13. Lu Monteon 25 Nov 2008 at 7:09 pm

    Sena:

    1. Uma pena que a organização do BlogCamp BA ache que o site do BlogCamp BR tem um “dono”.

    2. Uma pena que não tenham procurado mais ninguém.

    E sim, estou sendo irônica: “uma pena” é o escambau, porque isso foi bem pensadinho, não é?

    3. Eu não dei “explicações”. Só falei que não me procuraram, porque você se referiu aos “administradores” do site, e sou uma das administradoras. E não, não tenho tempo pra cuidar do interesse alheio.

    Quem organiza um evento é que tem interesse em divulgá-lo, não?

    4. Não sou jornalista. Sou blogueira. E não comando nada. Participo. Como todos, aliás.

  14. BlogcampBAon 25 Nov 2008 at 7:16 pm

    @Alexandre, Leo Baiano respondendo… é que tô logado como admin do blog.

    Deixei por conta de outras pessoas o contato para divulgação lá no blogcamp.com.br e como pode ver no print que deixamos no post pareceu que iria rolar. Depois de mandar a informação e cobrar por tempos a senha cansamos, deveriamos ter procurado outro adminsitrador do blogcamp.com.br? Sei lá, achamos que tinha uma organização por lá, e o papo de “faltou informação” é furado, espalhamos releases por todos os cantos.

  15. Leonardo Araujoon 25 Nov 2008 at 7:25 pm

    Léo, você está certo! Informação não faltou, senão o evento não sairia no A Tarde, Correio e em outros lugares. Mas continuo achando que falha de comunicação entre as partes, isso sim, deve ter ocorrido.

  16. Nadja Pereiraon 25 Nov 2008 at 7:26 pm

    Olha só, eu não concordo com bairrismo e achei interessante o Leo comentado a sua opinião.

    Porém, quem é estrela da blogosfera brasileira? Quem? As pessoas citadas na confusão são bem pouco conhecidas, mesmo, e eu constato quando converso com pessoas ligadas a área de jornalismo.

  17. Alexandre Senaon 25 Nov 2008 at 7:40 pm

    Lu Monte, o interesse em divulgar o Blog Camp BA não é “interesse alheio”. É interesse público.

    Muita gente, inclusive pessoas que não são blogueiras, se interessam por Blog Camps, exatamente para tomar contato com a mídia e com as novas possibilidades profissionais e acadêmicas que os blogs podem proporcionar.

    Muitos dos participantes do evento em Salvador entraram em contato com o universo dos blogs e podcasts (teve uma oficina de podcast também) pela primeira vez, e mostraram interesse em participar desse universo. Não há nada mais gratificante para alguém que está dentro de um movimento do que ver mais pessoas interessadas em participar dele.

  18. Leo Baianoon 25 Nov 2008 at 7:45 pm

    @Leonardo, não faltou comunicação entre as partes, a Dani Vidal dialogou o suficiente, recebemos um e-mail pedindo os dados, enviamos os dados, cobramos a senha por muito tempo… não existiu falha na comunicação, acredite no print que ta no post.

  19. Eduardo Pelosion 25 Nov 2008 at 7:45 pm

    Alexandre,

    Acho engraçado que a Lu Monte, que fala tanto que não divulgou pq não sabia foi a primeira a responder quando você falou em boicote, mas quando vc perguntou sobre isso antes do evento ninguém viu: http://tinyurl.com/6ltam3

    Outra coisa, será que não mandamos mesmo o release pra outros administradores do blogcamp.com .br premeditadamente? O que ganharíamos com isso?

    Fica aqui uma sugestão: Já que outro administrador do blogcampbr pode atualizar mesmo que um deles não queira, coloquem os contatos dos administradores no site do blogcampbr, lá não indica em lugar nenhum quem cuida da atualização.

  20. BlogcampBAon 25 Nov 2008 at 7:58 pm

    heheheeh

    depois do boicote do #blogcampbr ao #blogcampba será que realmente eles representam os blogcampes?

    quem pergunta sou, yuri.

  21. BlogcampBAon 25 Nov 2008 at 8:00 pm

    @lu monte pelo visto não leu o e-mail. veja apenas esse trecho:

    Date: Mon, 29 Sep 2008 14:14:18 -0300
    Hot Site

    O Manoel mandou esse e-mail:
    “O que está sendo feito para todos os BlogCamps é a criação de um login/senha de acesso ao site principal para cada grupo organizador. É importante que vocês elejam uma pessoa que vá fazer o trabalho de comunicação do BlogCamp BA e essa pessoa será a responsável pelas atualizações no BlogCamp.com.br. Basta me passar:

    - Nome
    - E-mail
    - Senha provisória
    - Site da pessoa

    Ao criar conteúdo por lá, adicionem na categoria Bahia e incluam (no mínimo) as tags BlogCampBA e BA, ok?

    Os comentários são moderados, fica a cargo dessa pessoa fazer a manutenção dos comentários em seus respectivos posts.

    Beijo

    MN”

    e então moça? faltou interesse nosso em divulgar?
    piada pronta seu comentário

    com amor,
    yuri

  22. Leonardo Araujoon 25 Nov 2008 at 8:02 pm

    @Léo Baiano você quer dizer que não houve falha de comunicação, né? Pq vc escreveu “não faltou falha de comunicação”. Hehehe.
    Vi o print do email e aquilo só dá a entender que eles buscaram vocês, não vi o print do retorno, no entanto tenho certeza de que houve. Só que isso não anula a minha opinião. Se não foi falha de comunicação, vou ter que acreditar que o @Alexandre está certo em dizer que rolou alguma “desavença pessoal”. E isso é pior do que a falha na comunicação, pois o evento não é nada pessoal.

  23. BlogcampBAon 25 Nov 2008 at 8:06 pm

    @Leonardo Araújo

    Pelo contrário, leo, nós que preocuramos o blogcamp BR. Aquilo foi uma resposta deles. Mas não veio a senha e login. Se isso não for boicote. O que a de ser?

  24. Leonardo Araujoon 25 Nov 2008 at 8:13 pm

    Yuri… sei que vcs ralaram muito para isso sair do mundo das idéias para o mundo real e que devem até ter alguma razão para fazer este barulho. No entanto, não sou eu quem vai servir de advogado do diabo mesmo pq sou publicitário. É apenas a minha opinião. Enfim, não vou mais por lenha na fogueira pq não quero acabar queimado nela própria. Já disse o que acho disso tudo e termino aqui a minha participação nos comentários do post. (a menos que eu precise usar algum direito de resposta) ;)

  25. Leo Baianoon 25 Nov 2008 at 8:13 pm

    Foi mal Leonardo, o que quis dizer foi que não houve falha na comunicação.

    Leo, como é que você viu UMA RESPOSTA e conseguiu entender que eles é que nos buscaram? Aquele e-mail que esta no print é a resposta que recebemos quando procuramos saber o que seria necessário para divulgar o blogcampBA na página do blogcampBR.

    Se foi ou não desavença pessoal não posso afirmar com certeza mas o contato com o blogcampBR não foi feito por mim e sim pela Dani Vidal, ela repassava as informações para nós.

    Só para deixar claro, a Dani procurou saber como poderiamos fazer para ter um subdominio e criar nosso site lá igual o pessoal de Fortaleza fez, disseram que Fortaleza foi teste e não era mais possível o subdominio, então registramos o nosso e procuramos saber como fazer pra postar no blogcampBR como todos as outras edições fazem e a resposta esta no print.

    Enviamos os dados e depois passamos uma eternidade cobrando mas sem resposta. A Dani me disse que por MSN insinuaram que não seria liberado o acesso porque a gente tinha um site próprio… Esse é o fato e não consigo ver onde ocorreu falha na comunicação.

  26. Thiago Freireon 25 Nov 2008 at 8:14 pm

    Para Lu Monte:

    “O site BlogCampBR tem vários editores e alguns administradores. Eu faço parte da equipe do site. Em momento algum fui procurada por alguém da organização. Ninguém me mandou release, ninguém passou briefing, nada.”

    Certo, você não foi procurada e não tem nada a ver com isso (não estou dizendo que não é pra dar sua opinião, estou dizendo que você não podia fazer nada). Mas no mínimo um dos administradores do BlogCampBR sabia do evento. Estranho que não tenha falado para os outros. Não estou dizendo que ele falou, estou estranhando a atitude dele. Outra coisa, se enviaram release para jornais e outros meios, porque não enviariam pro BlogCampBR? A explicação que vejo é que eles estavam esperando a tal conta para eles mesmos escreverem no site. Conta essa que não veio, com uma justificativa que achei questionável.

    Sobre sua teoria de que a organização arquitetou tudo isso pra dar uma de “baiano coitadinho”, você acha mesmo que os baianos querem ser vistos assim? Não sou baiano, mas creio que não. Minha opinião é de que você está querendo transformá-los nisso. Seu blog é sobre teorias conspiratórias? :P

    Para o restante:
    Acho que poderia acabar essa discussão agora, e dar uma conta pro BlogCampBA colocar o que aconteceu lá no BlogCampBR. Se é que eles ainda querem. E piadinhas sobre a Bahia sempre existirão. Vocês se importam realmente com isso?

  27. Mario Sunon 25 Nov 2008 at 8:56 pm

    Por que será que eu não surpreso sobre o comportamento arrogante e egocêntrico da @lumonte e do @mnetto.

    Pra quem não sabe essas duas criaturas estão entre as mais INSUPORTÁVEIS de toda a “blogosfera.”

  28. Caio Costaon 25 Nov 2008 at 10:56 pm

    Luciana Monte,

    Só agora pude acompanhar os comentários e os posts nos dois sites.

    Como faço parte da comissão organizadora, só digo uma coisa: todas as decisões que foram tomadas pelo nosso grupo, TODOS sempre estavam cientes no que se referia ao Blogcamp Bahia. Não é culpa nossa se o Manoel não comunica aos outros administradores que foi procurado por nosso grupo para obter login e senha com MUITA antecendência. Basta a gente procurar os e-mails trocados por Dani e Manoel para vc perceber a data.

    Então, pergunte ao Manoel porque ele não te passou sobre os nossos contatos, ok?

  29. [...] tão indolente e voluntariosa quanto o gato mais preguiçoso do mundo. Na área de comentários do post “oficial” sobre o boicote, Lu Monte alegou, entre outras coisas, que ninguém lhe mandou release e que ela não tem tempo [...]

  30. A Bahia e seus blogueiros » nababu.orgon 26 Nov 2008 at 1:19 pm

    [...] Quem mais escreveu: Roberto Camara Jr., Dani Vidal, Gabi, Eduardo Pelosi, Caio Costa, Leo Baiano, Yuri Almeida, Isolda Cavalcanti, João Aguiar, Thiago Freire, Nane Neri, DJ Magu, Buteco da Net, Leandro e o post “oficial” sobre o boicote do BlogCamp BR. [...]

  31. Alex Rodrigueson 26 Nov 2008 at 4:08 pm

    Fiquei calado até agora.

    O que tirei como lição foi o seguinte… Podemos fazer um grande evento, com qualidade, e com grandes participantes? Foi o fato do povo do BlogcampBR não ter publicado nada no site deles que o evento não saiu?

    Logo, sim, podemos fazer e bem, sem ajuda deles e sem merdinha de linksinho no site deles.

    E digo mais, deveriámos nos desvincular desse nome de BlogCamo, justamente para evitar esse tipo de coisa e não precisar ficar mendigando nada a ninguém.

    Deveria ter ficando o nome que o Léo Baiano criou para o primeiro evento, ou seja ENB (Encontro Nacional de Blogueiros).

    É isso, ano que vem muda o nome, manda essa galera a merda, e com certeza será ainda melhor que esse. Pena não poder ter ido.

    Parabéns a toda comissão que organizou. Mas, se fosse eu, não daria mais um bit de atenção a esse povo.

    Até ano que vem.

    “So Say We All”

  32. Isolda Cavalcantion 26 Nov 2008 at 5:58 pm

    Galera, em minha opinião a coisa pode ser simplificada.
    Passado o esclarecimento aqui apresentado mais do que detalhado, encerra-se o assunto e o melhor é tomar a via independente. A mesma independência que foi empurrada para o evento na Bahia.
    Bogueiros Baianos ou como vcs queiram chamar e adeus blogcampBR. Esse nome blogcamp é até feio e não explica para que veio.
    A vida, muitas vezes, traz desvios qu, no final das contas, só trazem benefícios. Esse deve ser o caso, pois se em coisa tão simples estão criando tanto problema. Imagine se vcs estivessem criando uma organização maior.
    Vcs fizeram bem feito. o resultado fala por si só. então sigam em frente e amplie esse projeto sem apurrinhação com quem não quer contribuir. Infelizmente a humanidade peca pelo egocentrismo, egoismo, vaidade, e idiotice. viva as máquinas e o mundo digital! abraços

  33. Demokon 30 Nov 2008 at 7:52 pm

    Sou de Minas Gerais.
    Só gostaria de expressar minha opinião aqui.
    Não tenho nada contra nenhum estado ou região da União, deixo isso claro.

    No entanto, todo esse drama se desenrola a partir de um conceito vazio, e no fim, inútil. O que é “blogosfera”? Quem criou essa besteira? Quem disse que isso existe? Quem quer mais uma entidade ‘pseudo-representativa’, qualquer que seja, falando besteira em seu nome? Já não basta as que já existem em nossa vida? Quem é que dá a mínima se meia dúzia de pessoas tem ilusões de que decidem por alguém ou comandam o que quer que seja em relação a uma coisa que foi criada em última instância pra expressar opiniões pessoais e independentes?

    Acordem. Pra cada blogueiro associado a essas merdas, existem centenas que não estão nem aí. Quem precisa de representação? E pra que? O que voces esperam? um dia lutar pelo direito dos blogueiros pagarem meia entrada ou o que? Não se atribuam tanta importância, pessoal. Ambas as partes envolvidas…

    Tenho blog, não participo destes eventos, entendo quem participa, mas não faz a menor diferença na minha vida quem ou o que é essa tal de blogosfera…

    Antigamente achava os blogs o máximo em independencia e criatividade. Agora só vejo um bando de ‘antenados’ querendo ditar como é que a coisa deve ser ou deixar de ser . Corporativismo descarado…

    A “blogosfera” é uma lenda. Blogueiros não são pessoas especiais, embora a maioria se ache. Não quero entidade de classe. Já tenho na minha profissão. Já tenho na minha Universidade. Não dei o direito a ninguem de falar por mim quem quer que seja, em MG ou outro lugar. Deixem a coisa seguir o seu curso…Experimentem se associar ao grêmio da escola, ou façam um clube com uma casa na árvore, aí podem inventar discussões onde realmente a sua opinião decide alguma coisa.

    Meu blog continua vivo e independente. Não vou botar o link aqui. Não estou atrás de Page Rank gratuito. E só falo por mim.

  34. Tine Araujoon 02 Dec 2008 at 2:03 am

    Olha eu peguei o bonde andando por 6 dias… mas vou deixar minha visão aqui.
    Não creio que não houve divulgação suficiente, praticamente, todos os blogueiros sabiam que o BlogCampBA ia acontecer.

    O problema, foi a data… final de ano… depois de 2 BlogCamps grandes SP e RJ e ainda um LuluzinhaCamp… ter que patrocinar as próprias viagens não é para qualquer um… principalmente para blogueiro.

    Algumas blogueiros do Paraná queriam ir e chegaram implorar hospedagem para as pessoas via twitter… mas não rolou… o que aconteceu? a pessoa não foi!

    O lado financeiro de quem participa também pesa em um evento, eu viajei 14h para estar no Rio… mas para Salvador seria impraticável (teria que faltar uma semana no trabalho) avião? a blogosfera não me paga por isso!

    Então, eu não coloco a culpa na divulgação e sim na situação financeira dos blogueiros!

    Aqui no Paraná, mesmo a gente oferecendo hospedagem amiga tem gente que está desistindo porque não tem dinheiro para a passagem e/ou já está economizando para Campus Party.

    Para uma boa análise, deve-se avaliar todas as variáveis.

    É isso!

  35. [...] semana aconteceu uma treta entre os organizadores do Blogcamp Bahia e os responsáveis pelo site do Blogcamp Brasil e, por causa da revolta do pessoal da [...]

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply

  • Patrocinadores



  • BlogCampBA - Fique por dentro!